O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, foi palco, entre os dias 12 e 14 de setembro, da terceira edição dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (PARESP), promovidos pela Secretaria de Esportes do Estado em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Este ano, a competição ampliou seu leque de modalidades, com a estreia do Rúgbi em cadeira de rodas e do Halterofilismo, que se somaram ao Atletismo, Natação e Vôlei Sentado.
Somente no Atletismo, realizado no domingo (14), mais de 600 atletas de todo o Estado competiram, e entre os destaques esteve o são-bernardense Yuri Matheus Thuler da Costa da Silva, de 30 anos, que escreveu um capítulo de superação e conquista. Diagnosticado ao nascer com má formação congênita, condição que levou à amputação das duas pernas, Yuri enfrentou desde cedo as barreiras da acessibilidade e da mobilidade urbana. No entanto, foi no esporte que encontrou forças para romper limites e transformar desafios em conquistas.
Oriundo do remo e da canoagem, Yuri iniciou no Atletismo há pouco mais de seis meses, dedicando-se às provas de arremesso e lançamento. A rápida adaptação e dedicação intensa renderam frutos expressivos nesta edição da PARESP. Ele conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata nas disputas de arremesso de peso, lançamento de dardo, lançamento de martelo e disco.
O feito, além de engrandecer o nome da cidade de São Bernardo do Campo, reforça a importância de políticas públicas voltadas ao incentivo do paradesporto. Orgulhoso, Yuri fez questão de agradecer o apoio que vem recebendo, em especial em nome do secretário municipal de Esportes e Cultura, Fran Silva, ressaltando a relevância de parcerias que garantem condições para o desenvolvimento de atletas paralímpicos.
Com talento, disciplina e determinação, Yuri Matheus se consolida como uma nova referência no Atletismo paralímpico paulista e enche de orgulho a comunidade esportiva de São Bernardo.