MENU
Diadema intensifica ações de saúde mental durante o Setembro Amarelo
Por Administrador
Publicado em 13/09/2025 10:04
Cidades
Campanha “Se precisar, peça ajuda!” mobiliza UBSs e CAPS com oficinas, grupos terapêuticos e escuta ativa para prevenção ao suicídio (Divulgação/SECOM/PMD)

Durante todo o mês de setembro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema realiza uma série de ações voltadas à promoção da saúde mental e à valorização da vida, em alusão ao Setembro Amarelo.

Com o tema “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha busca fortalecer redes de apoio, incentivar o autocuidado e facilitar o acesso aos serviços de saúde mental, que estão disponíveis sem necessidade de encaminhamento.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem atividades como o “Grupo Papo e Artesanato”, na UBS Nogueira, e a Oficina de Desenho Terapêutico, no Jardim Inamar, que utilizam práticas artísticas para estimular o bem-estar emocional.

A cidade conta com uma ampla Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), composta por cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), incluindo unidades para adultos, crianças e adolescentes, além de serviços especializados em álcool e drogas.

Também integram a rede o Espaço Colmeia, dois Serviços de Residência Terapêutica, um Consultório na Rua e uma enfermaria de saúde mental no Hospital Municipal de Diadema (HMD), com atendimento psiquiátrico 24 horas.

A terapeuta Denise Miyamoto reforça que o cuidado com a saúde mental está presente em todas as áreas da saúde, e que o acolhimento pode começar em qualquer ponto da rede. Os endereços dos CAPS estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Diadema(https://portal.diadema.sp.gov.br/caps/).

Serviço:

Setembro Amarelo 2025

A programação pode sofrer alteração sem aviso prévio. Consulte a Unidade de Saúde.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!