Homenagem declarada ao humor e ao cinema mudo, o espetáculo embalado por chorinho ao vivo tem apresentações gratuitas em Osasco, São Paulo, Franco da Rocha, Guarulhos e Diadema .
“O riso do humorismo nunca é "contra" alguém, mas é sempre inclusivo, proativo, desperta abertura, simpatia e empatia". “A alegria permite o compartilhamento e é o melhor antídoto contra o egoísmo e o individualismo. Rir também ajuda a quebrar as barreiras sociais, a criar conexões entre as pessoas.”
PAPA FRANCISCO
Após o sucesso da temporada por São Paulo, Franco da Rocha, Guarulhos e Osasco, o Coletivo de Zaura traz o Adorável Vagabundo para Diadema. A proposta deste novo espetáculo do Projeto No Brasil é Mais Legal é inclusiva e para lá de divertida. Em cartaz, em Diadema, no feriado de 07 de setembro, no Teatro Clara Nunes, o espetáculo Adorável Vagabundo resgata esquetes em pantomima criadas para despertar risadas e emoções, gerando conexões entre gerações para um público disposto a ter, através do riso, um bom antídoto para as preocupações do dia a dia, como preconizava o Papa Francisco que fez questão de reunir humoristas do mundo todo para dizer o quanto valorizava estes mestres na arte de fazer rir.
A homenagem aqui se estende dos grandes ícones mundiais do cinema mudo como Charles Chaplin, Buster Keaton, Harold Lloyd e Jacques Tati até os nossos primeiros comediantes do cinema. Ankito, Oscarito e Grande Otelo, Dercy Gonçalvez, Berta Loran e Zezé Macedo, entre outros, que pareciam se divertir nos sets para transmitir por meio de gestos, expressões faciais e linguagem corporal emoções que alegravam e despertam até hoje boas risadas.
Com exibição livre para toda a família, “Adorável Vagabundo” é encenado pelo Coletivo de Zaura e apresenta a história de um rapaz que vive nas ruas entretendo as pessoas com arte e humor. De trapalhada em trapalhada, ele vai interferindo em cenas cotidianas com gentileza e confusão.
Sem diálogos verbais, é conduzido ao vivo por 12 músicos da orquestra SP Pop’s Symphonic que executam clássicos do chorinho de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Joaquim Calado, Candido das Neves e Zequinha de Abreu, seguindo a linha de processo criativo executada pelo maestro Ederlei Lirussi. Escrito e dirigido por Roberto Gotts, a peça tem figurinos assinados por JC Monteiro e cenário criado para ser itinerante composto ora por projeção, como nos tempos do cinema mudo, ora por painéis artísticos feitos para se adaptar às diferentes casas teatrais.
No elenco: Andrea Cruz, Samya Peruchi, Alessandro Hypólito, Diego Gonçalves, Luís Fernando Albuquerque, Thiago Carreira, Tony Germano, Cassandra do Carmo e Vinícius Silvestre.
Na Banda: Israel Barros (percussão), Camila Vieira (flauta), Edvaldo Barbosa (trompete), Marcelo Manfra (flauta), Sérgio Wontroba (clarinete), Valdir Ferreira (trombone), Valmir Rodrigues (bateria), Ceres Miranda (teclado), David Misiuk (trompa), Nilton Leonarde (baixo), Roberto Gastaldi (trompete), Mauro Boim (trompete).
Coordenador Geral: Siva Nunes - Coordenadora Executiva: Leila Fernanda - Texto e Direção Geral: Roberto Gotts - Produção musical, arranjos e Regência: Maestro Ederlei Lirussi - Produção: Tony Germano e Leila Fernanda - Assistentes de Produção: Sônia Borges e Leonardo Monteiro - Iluminação: Roberto Gotts - Cenário: Roberto Gotts e Siva Nunes - Figurinos: JC Monteiro - Camareira: Juliana Vieira - Assessoria de Imprensa: Clas Comunica
Este espetáculo foi contemplado no edital de Difusão e Circulação de Projetos Artísticos Culturais no Estado de São Paulo, via Programa de Ação Cultural – PROAC da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
ESPETÁCULO ADORÁVEL VAGABUNDO
07/09, às 15h
ENTRADA GRATUITA – CHEGAR 30 MINUTOS ANTES
LOCAL: Teatro Clara Nunes
Rua Graciosa, 300, Diadema – SP
PRÓXIMA CIDADE:
Vinhedo
14/09, às 16h
ENTRADA GRATUITA – CHEGAR 30 MINUTOS ANTES
LOCAL: Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus
Rua Monteiro de Barros, 101, Vinhedo – SP
@nobrasilemaislegal